quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

AS SETE LEIS DE NOÉ


As Sete Leis de Noé



1. Crer em Deus

Todas as pessoas devem reconhecer que existe apenas um Deus, e que Ele é o Criador Infinito de todas as coisas e seres. Não se deve acreditar em outros deuses ou duvidar da existência do Criador. Somado a este mandamento estão o ato de orar e o estudo da religião.


2. Respeitar a Deus


Mesmo que muitas pessoas estejam confusas, com raiva ou frustradas, elas não devem cometer blasfêmias, tal como desrespeitar Deus ou sua religião. Aqueles que cometem atrocidades em nome de Deus estão cometendo um grande desrespeito ao Criador.

3. Não Assassinar


A humanidade originou-se de um único homem, Adão. A Bíblia revela que o homem foi criado à imagem de Deus, e sendo assim, o respeito ao Criador se estende à sua principal criação – os seres humanos.


Isso não significa que seres humanos não podem matar sob nenhuma circunstância. Atos de auto-defesa, seja contra um indivíduo ou contra uma nação inteira, são permitidos quando necessários. Porém, as mortes de outros seres humanos, mesmo que justificadas, devem ser consideradas tragédias. O inverso deste mandamento também se aplica: matar alguém é considerado o mais terrível dos feitos, ao passo que salvar uma vida é o ato mais venerado.

4. Respeitar o Matrimônio


O casamento e a formação de uma família são o berço da sociedade humana e de sua existência. O amor entre um homem e uma mulher, e entre uma família são considerados sagrados. Qualquer pessoa que cometa adultério ou alguma imoralidade sexual como o incesto, está cometendo pecados contra o homem e contra Deus.

5. Não Roubar


Incluído neste mandamento está a obrigação de ser honesto, e não cometer furtos, traições ou mentiras. Os seres humanos devem ser justos e corretos uns com os outros, tanto profissional como pessoalmente.


6. Não Causar Sofrimento a outros Seres Vivos


Apesar de que a Bíblia permitir que o homem consumisse carne, ela o proíbe de causar qualquer dor desnecessária aos animais. Todo ser humano está proibido de consumir a carne de qualquer ser ainda vivo. É terminantemente proibido torturar animais ou matá-los sem um motivo justo.
É claro que isto se estende aos seres humanos. As pessoas estão proibidas de torturar, ferir ou humilhar umas às outras.


7. Estabelecer Leis e Impor a Justiça


A sociedade humana somente pode funcionar de uma forma moral e correta se esta for organizada e justa. Os seres humanos devem estabelecer leis civis e impô-las por meio de tribunais de justiça. Os males da sociedade – violência, crime, mau-comportamento, injustiça ou pobreza – devem ser retificados. Os seres humanos estão proibidos de ignorar leis civis e recorrer à justiça Divina para corrigir os erros de suas sociedades.


Conclusão


Há uma lei adicional às Sete Leis de Noé, que é a prática da caridade e de atos de bondade e gentileza. Todos os seres humanos devem tentar amparar os pobres e indefesos. Mesmo aqueles que não são ricos, devem tentar compartilhar com aqueles menos afortunados.
As Sete Leis de Noé são uma base das leis da Bíblia, apesar de não substituírem as do judaísmo, do cristianismo e do islamismo. Mas para pessoas que não pertencem às três grandes religiões, acreditar em Um Deus e seguir as Sete Leis de Noé representa um caminho para uma vida honrada e moral, tanto como indivíduo como em sociedade.


postagem: Walter Vieira

imagem: Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nome