segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

BRONCA COM EXEMPLO



A maior bronca

Tínhamos uma aula de filosofia na escola de medicina.
E logo após a semana da pátria, e como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado todos
estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas.
E a emoção era geral, e um professor já idoso entrou na sala, imediatamente percebeu que iria ter trabalho para
conseguir silêncio.
Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que a minha turma correspondeu?
Que nada! Com certo constrangimento o professor tornou a pedir silêncio educadamente.
Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa.
Foi ai que o professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei.
Você sabe o que ele disse?
Preste atenção porque eu vou falar isso uma única vez, disse levantando a voz, e o silêncio de culpa se instalou em
toda sala e o professor continuou.
Desde que comecei a lecionar isso já faz décadas descobri que nós professores trabalhamos apenas cinco por cento
dos alunos de uma turma.
E em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença
no futuro.
Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes, contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade da vida
das pessoas.
Os outros noventa e cinco servem apenas para fazer volume, são medíocres, passam pela vida sem deixar nada de útil.
E o interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo, e se vocês prestaram atenção.
Notarão de que de cem professores apenas cinco são aqueles que fazem a diferença.
De cem garçons apenas cinco são excelentes.
De cem motoristas de táxi apenas cinco são verdadeiros profissionais.
E poderia continuar mais e mais.
Portanto de cem pessoas apenas cinco, cinco, cinco são verdadeiramente especiais.
É uma pena não é?
Muito grande não termos como separarmos esses cinco por cento do resto.
Pois se isso fosse possível eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala, e colocaria os demais para fora.
Então eu teria o silencio necessário para dar uma boa aula, e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores,
mas infelizmente não há como saber quais de vocês são esses alunos.
Só o tempo é capaz de mostrar isso, portanto terei de me conformar e tentar, tentar, tentar dar uma aula para os alunos
especiais apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.
Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá.
Obrigado, pela atenção e vamos à aula.
Nem preciso dizer o silencio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso.
Alias à bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de
fisiologia durante todo semestre.
Afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto.
Hoje não me lembro de muita coisa das aulas de fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci.
Para mim aquele professor foi um dos cinco por cento que fizeram a diferença em minha vida.
De fato eu percebi que ele tinha razão e desde então tenho feito tudo para ficar no grupo dos cinco por cento.
Mas como ele disse não há como saber se estamos indo bem ou não, só o tempo dirá a que grupo pertencemos.
Moral da história.
Contudo uma coisa é certa se não tentarmos ser especiais em tudo o que fazemos.
Se não tentarmos fazer tudo o melhor possível seguramente sobraremos na turma do resto.
postagem: walter vieira
imagens: walter vieira
fonte: site do Padre Marcelo Rossi

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