sexta-feira, 20 de abril de 2012

PE-50: A estrada do terror


Como cena de filme de ação de uma tragédia anunciada com perseguições, roubos e mortes. É assim o dia-a-dia dos trabalhadores da BrasilFoods antiga Sadia em Vitória de Santo Antão. Com apenas 51 km de distancia da capital pernambucana e com uma localização privilegiada com relação ao acesso ao porto de suape, Vitória hoje é uma das meninas dos olhos do governo do estado, quando em audiência pública o governo municipal e estadual comprometeram-se em condicionar a empresa da Sadia a implantação de sua unidade no nordeste. A palavra de ordem foi: antes da renomada empresa da Sadia se inaugurada em nossa cidade estaremos condicionado melhorias no acesso a empresa. No dia 23 de Março de 2009 a empresa deu inicio ao processo de industrializados de Mortadela, Lingüiça e salsicha no nordeste. Agora no dia 23 de março de 2012 completou três anos de funcionamento e até o prezado momento ninguém, absolutamente ninguém se prontificou a resolver as necessidades básicas da PE-50.

         Quem trabalho à noite na Sadia está passando por momentos de pânico, do posto de combustível na estrada de acesso para empresa são dois km de distância de pura tensão e terror da PE-50, AS ESTRADA DO MEDO. Os vitorienses chefes de família que precisa utilizar o trecho da PE-50 passa momento de desespero. Já houve dezenas de pessoas que sofreram perseguição de bandidos no intuito de roubar as motos dos trabalhadores, um funcionário pai de família teve sua vida ceifada de forma brutal por assaltantes uma tentativa de assalto “Latrocínio”. Agora para os funcionários que trabalhar à noite chega na empresa e através de caravana com aproximadamente quinze a vinte motos com trabalhadores para chegar no seu local de trabalha com segurança. No dia 12 de abril os motociclistas trabalhadores em seu ponto de encontro diário, juntou aproximadamente quinze motos onde foram escoltados por uma viatura e policiais da PM de garupa nas motos dos próprios trabalhadores para tentar coibir a ações dos criminosos, o acompanhamento foi feito até a entrada da empresa.

       A inoperância do poder público é tanta que o prefeito da amada cidade Vitória de todos está com uma operação especial com uma viatura da guarda municipal com dois ou três guardas desarmado com apenas cassetetes para faz a ronda no trecho do terror do posto de combustível até a entrada da Sadia. Agora eu pergunto isso tudo para não fazer a iluminação, acostamento e parada de ônibus que foi prometida na audiência pública há três anos. Todas essas melhorias que prometeram não são apenas para os funcionários da Sadia, mas são solicitações em prol de toda comunidade que moram no trecho. Em 18 de agosto de 2010 os funcionários da sadia entregaram a prefeitura um abaixo-assinado solicitando melhorias no acesso a empresa, foi informado que a partir dessa data o centro de distribuição da Sadia estava em funcionamento e com isso iria aumentar a quantidade de veículos pesados no trecho e sem iluminação, acostamento e parada de ônibus ficaria colocando em risco a integridade físicas dos trabalhadores.

Postagem: Walter Vieira
Imagens: Walter Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nome