quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

TRANSPORTE PÚBLICO VITORIENSE

Tamanho da parada de ônibus em relação a quantidade de pessoas que necessitam do transporte.
Muitos ônibus tem buracos no piso e acentos rasgados e com várias partes de ferro ponteagudo.

Ônibus sucatiados em péssima condições de circulação.


Transporte público na capital da zona da mata

Desde que me entendo por gente que a empresa de ônibus da Borborema tem o monopólio do transporte público na cidade de vitoria de santo antão com exclusividades em varias linhas em muitos municípios da zona da mata e área metropolitana, cidades como Glória de Goitá, Pombos, Feira Nova e é claro Vitoria de Santo Antão. Mas vamos focar na capital da zona da mata que tem centro comercial forte, pólo educacional e uma grande rede de prestação de serviços como consultórios médicos, hospitais e serviços governamentais como DETRAN, Fórum, TER, Ministério Público e tantos outros serviços, que faz de Vitoria de Santo Antão ter uma enorme circulação de pessoas de outras cidades em suas ruas, enfim, são necessárias bastantes melhorias na infra-estrutura para que tenhamos resultados de fato de melhorias e fazer com que as pessoas que tudo compram no recife fiquem em vitoria e comprem aqui no município.
Mas o transporte público intermunicipal e local é muito ruim passagens com preços muito alto com a realidade do município os ônibus sem conforto, sem segurança, sem fiscalização ou controle por parte dos órgãos competentes. O preço do centro da cidade para um bairro como o Lidia Queiroz custa R$ 1,00, Ônibus sem segurança verdadeira sucatas ambulantes e com horários de acordo com o que os donos querem, segue preços atuais de algumas localidades e cidades partido de nosso município.

VITÓRIA / RECIFE via JABOATÃO R$ 5,50
VITÓRIA / TIP R$ 5,50
VITÓRIA / RECIFE EXPRESSO R$ 6,00
VITÓRIA / JABOATÃO R$ 3,50
VITÓRIA / MORENO R$ 2,00
VITÓRIA / CIDADE DE DEUS R$ 1,50
VITÓRIA / ESCADA R$ 3,00
VITÓRIA / GLÓRIA R$ 1,50
VITÓRIA / FEIRA NOVA R$ 3,00
VITÓRIA / LIMOEIRO R$ 3,50
VITÓRIA / CHÃ DE ALEGRIA R$ 1,50

Já os preços dos ônibus que circulam na cidade são expressivamente mais caros.

CENTRO / LIDIA QUEIROZ R$ 1,00
CENTRO / REDENÇÃO R$ 1,00
CENTRO / LOT.CONCEIÇÃO R$ 1,00
CENTRO / MATADOURO R$ 1,00
CENTRO / ÁGUAS BRANCA R$ 1,30
CENTRO / BELA VISTA R$ 1,00
CENTRO / ALTO JOSÉ LEAL R$ 1,00
CENTRO / CAJUEIRO R$ 1,00
CENTRO / ENGº. PITÚ R$
CENTRO / CACHOEIRINHA R$
CENTRO / JUSARAL R$
CENTRO / PIRITUBA R$
CENTRO / ALVORADA R$ 0,75
CENTRO / ENGº. UNAS R$
CENTRO / LADEIRA DE PEDRAS R$ 1,00
CENTRO / NATUBAS R$ 1,00
CENTRO / PACAS R$
CENTRO / JARDIM IPIRANGA R$ 1,00

Segundo a lei sancionada em 2008 pelo então prefeito Carlos Breckfeld criando a divisão da área urbana da cidade em 26 bairros e dois distritos.
Hoje a cidade está passando por um vendaval de investimentos mais na estrutura como transporte público, organização no transito, saúde, segurança e educação não temos nenhuma melhora. O transporte que circula na cidade é um bom argumento de campanha já que vitoria há muito tempo está necessitando de um consorcio de transporte publico para nos livrarmos de vez desses ônibus velhos e que sempre colocaram a vida dos cidadãos vitorienses em cheque. Ônibus velhos que feres os direitos de cidadão como acessibilidade, pois, todos os ônibus tem em sua porta de acesso o degrau muito alto impossibilitando de pessoas com limitações utilizarem o mesmo, deficientes físicos nem imagina-se utilizando os ônibus que nem estrutura para pessoas saudáveis tem imagine para quem tem limitações. A população vem sofrendo por décadas com o transporte público vitoriense e ninguém faz nada para melhorar a situação da crescente população do município. O que estava ruim piora ainda já que não temos fiscalização entraram os transportes clandestinos vans, Kombi, D-20, Camionetes também fazem transporte público em vitoria. Vitoria pra pombos tem as famosas D-10 E D-20 e agora também vans realizando o transporte de pessoas para aquela cidade. Vitoria para escada é a mesma coisa tem as D-20 que complementa junto com o trágico transporte legalizado da Borborema. Os clandestinos realizam viagem de alto risco e sem nenhum conforto, onde a lei é quanto mais, melhor será pessoas ficam penduradas em carrocerias para que cheguem a seu destino. Já as vans e Kombi com capacidade de no Maximo 12 a 15 pessoas levam 18 ou até mais pessoas, em muitas vezes crianças em idade escolar são feitas de cobradores caracterizado exploração do trabalho infantil. Travam verdadeiros duelos por passageiros, param em qualquer lugar de qualquer jeito não respeitam as leis de transito e tão pouco os passageiros. Se comparar o salário mínimo que a maioria da população vitoriense recebe o transporte público compromete em torno de 10,19% ou mais do salário do trabalhador vitoriense, levando em conta que a passagem seja 1real. Necessitamos de modernização, padronização, conforto e segurança do transporte púbico municipal. Outras cidades do interior pernambucano já se estruturaram para o futuro e vitoria ainda está com os políticos com pensamentos de quarenta anos atrás. Com pensamentos pequenos individualizados e cheios de interesse pessoais alem do mais com revanchismo político atrasando cada vez mais nossa cidade.
postagem: walter vieira
imagens: walter vieira

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